sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A Bodega Gimenez Riili - Mendoza Parte II














Exemplo claro da expressão : Vinícola de Família, a Bodega ( como os Espanhóis chamam as vinícolas  ) Gimenez Riili é uma daquelas visitas que você não pode perder quando for a Mendoza.
Mendoza é responsável por mais de 80 % da produção vinícola da Argentina e esta dividida em 3 regiões principais : Maipú, Lujan de Cuyo e Vale do Uco.
Por sua vez, o Vale do Uco se divide em outras 3 sub-regiões : Tupungato, Tunuyan e San Carlos.
A Riili está localizada na segunda sub-região, Tunuyan, uma das regiões mais distantes do centro da cidade, cerca de 80 Km.
Mas esta 1 hora de viajem é um investimento certo, além da paisagem, exuberante, com a pré e a Cordilheira dos Andes se aproximando a medida que você caminha para o  destino, quando você chega a Vinícola, logo percebe que está em casa.
Que não será uma visita tradicional, há um ingrediente a mais que é a hospitalidade e você é recebido como um amigo ( de longa data ) da família, sem exagero.
Um espumante Extra Brut, muito equilibrado, dá as boas vindas e Viviana, quem nos recebeu nesta vez,  já começa a nos explicar a história da família e quais serão os passos da visita.
O cuidado com os detalhes é facilmente percebido, sem contar com o cenário com a Cordilheira ao fundo.
A história da Gimenez Riili começa no século XIX quando Don Fernando Riili deixa a Sicília na Itália, para se instalar na Colônia Segovia em Guaymallén, também no Distrito de Mendoza e começa a fabricar vinho para os mendocinos.
Trouxeram 5 filhos da Itália e tiveram mais 8 filhos depois que chegaram na Argentina.
Dentre eles, Fernando Riili, filho, que mais tarde se casou com Irma Gudiño e teve duas filhas : Maria e Susana Riili.
Do outro lado da família, em 1905 vindo de Granada, Andaluzia, Espanha, Don Pedro Gimenez Padilha com 8 anos, acompanhando seus pais e irmãos que se estabelecem no Km 8 de Maipú ( não confundir com o Maipo do Chile ).
Don Pedro, em 1945, já casado com Angela e com 7 filhos, entre eles Eduardo, inicia o sonho de cultivar uvas e produzir vinhos, comprando uma propriedade em La Primavera, também em Maipú.
A História das 2 famílias se fundem em 1967, quando Eduardo Gimenez se casa com Susana Riili e junto com os seus irmãos reformulam uma propriedade em Rodeo de la Cruz, em Guaymallén e começam a produzir vinho.
Eduardo e Susana tiveram 5 filhos, que hoje, num ambiente muito familiar continuam desenvolvendo a Bodega Gimenez Riili em Los Sauces, Tunuyán, Valle de Uco, onde você poderá visitar.
As uvas são produzidas em 3 regiões diferentes, as mais apropriadas para cada variedade.
A Torrontes ( Uva Autóctone, original da Argentina derivada da Moscatel e da local Criolla ) vem do Famatina Valley em La Rioja, Merlot e Malbec de Maipú e Syrah, Cabernet Franc e mais Malbec da area que esta a vinícola de Los Sauces em Tunuyan.
Ver mapa nas fotos.
Confirmando a vocação de Bodega de Família nas marcas, os produtos são divididos em 4 categorias : Buenos Hermanos, Padres Dedicados ( onde Padres em espanhol não tem o mesmo significado em Português, significando Pais ), Gran Familia e Joyas de Familia, o Icone da vinícola.
Depois das boas-vindas, a visita percorre suas instalações, nos surpreendendo com a Degustação de um Vinho Syrah direto do tonel de Inox, terminando a fermentação principal e quase pronto para ser transportado para os barris de carvalho para envelhecimento.
É uma experiência única, pouco comum nas visitas a vinícolas.
O vinho ainda se apresenta bem doce, com muito espaço para transformar os açucares em álcool.
A capacidade de produção é de 125 mil litros por ano, com instalações de tanques de fermentação de Inox e de Carvalho.
Na sequencia, mais uma surpresa, foi nos servido um Cabernet Franc que está quase pronto para deixar as barricas de carvalho e ser engarrafado.
A visita termina na sala de degustação, já organizada para nos receber onde são servidos 3 vinhos acompanhados de queijos diferentes, cada um harmonizando com um dos vinhos.
Contudo, mais uma surpresa, é o próprio Eduardo Gimenez que chega para nos apresentar os vinhos.
Depois de nos dar detalhes sobre os 3 exemplares : Buenos Hermanos Merlot 2014, Padres dedicados Malbec 2014 e Gran Familia Syrah 2012 programados para a degustação, nos brinda com mais uma surpresa, abrindo o Ícone da Vinícola, Grand Blend Joyas de Familia
também 2012.
O que comentar sobre os vinhos ?
Que correspondem a tudo que vimos desde que chegamos, vinhos que cada um na sua proposta e categoria, expressam o Terroir em que foram produzidos de uma forma única , você percebe nitidamente que os aromas e os sabores trazem algo de especial, equilibrado e elegante.
Especialmente o Malbec, que não retrata o padrão típico, tânico e potente dos Malbecs argentinos.
Em suma , só você experimentando para tirar as suas próprias conclusões.
Para fechar, como se não bastasse todas as surpresas anteriores, surgem empanadas quentinhas típicas da região.
Mas antes de nos despedirmos, Eduardo faz questão de nos mostrar as novas instalações do Restaurante e da Pousada que estão finalizando.
Segue o padrão da vinícola, capricho e cuidado nos pequenos detalhes ( ver fotos ).
Se você quiser visitar as Bodegas do Vale do Uco, sem precisar ir e voltar todos os dias de Mendoza, fica a dica, usufruir da hospitalidade familiar da Gimenez Riili.
Eu recomendo, não de olho fechado, pois você iria perder a paisagem estonteante.
Fica aqui o nosso agradecimento a Família e em especial ao Eduardo e a Viviana que nos receberam de forma tão acolhedora.


Saúde !! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário