sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Montevideu Parte II

Plaza Independencia







Tendo desvendado o centro velho, é hora de conhecer os arredores.
Um boa opção é utilizar o Bus Turístico, de 2 andares , padrão Londres
( eu sei que tem em muitas outras cidades, mas nenhum deles é tão charmoso como o da capital inglesa que roda 24 horas ).
Passe pelo Jardim Botânico, Parque Rodó e pelo Estádio Centenário.
De brinde você vai circular pelas Ramblas, as avenidas que margeiam o rio por toda a cidade e conhecer os bairros mais dedicados a gastronomia e compras como o Punta Carretas, PocitosBuceo.
Estes também são os bairros onde você deve buscar seu hotel, especialmente os dois primeiros.
No centro velho também tem bons hotéis mas nos finais de semana fica deserto, só fique lá se for em dias uteis.
No domingo, só vá ao centro para visitar a Feira de Tristan Narvaja;
Depois do Tour, se a ideia é caminhar por um Shopping, nestes bairros voce tem 2 ótimas opções :
O Punta Carretas, no bairro de mesmo nome, e o Montevideo Shopping em Pocitos.
Em cada um destes, um supermercado com ótimas opções de vinho uruguaio.
Diferente dos supermercados tradicionais, que só oferecem vinhos na gama de entrada, nestes você vai encontrar vinhos de todos os preços, incluindo os Tops Uruguaios.
Os preços são semelhantes aos do  Free Shop e das Vinícolas.
Não se surpreenda se você descobrir que quase todos os vinhos uruguaios são da uva Tannat, é isso mesmo, está uva se deu muito bem na região e por outro lado, não tem o mesmo desempenho na maioria dos outros países.
Experimente, é uma uva bem tânica, cheia de Resveratrol, o polifenol, antioxidante que endossa as pesquisas científicas que defendem que meia taça de vinho por dia faz muito bem a saúde.
Pausa para um Café 1
Já que Shopping e lojas de vinhos são sinônimos de gastar dinheiro, você poderá levar Reais ou Dólares sem nenhum problema, tem  casas de cambio tanto no aeroporto, quanto nos bairros e no centro, contudo as taxas de conversão fora do Aeroporto são mais atrativas.
Mas a grande dica é para os restaurantes ( mas atenção não vale para as estadias em Hotel ), o governo libera o pagamento de impostos quando a conta do restaurante é pago com Cartão de Credito Internacional, assumindo que você é turista.
O ganho, acredite se quiser, é de 18 % !! 
Pausa para um café 2
Parabéns ao Governo Uruguaio !!
Se não quiser acreditar veja nas fotos a prova de um dos recibos que paguei J
Mas não seja tão pão duro, este desconto não vai incidir sobre a gorjeta.
Fechando o tema cambio, para você ter uma referencia, em Julho ( de  2015 ) nas casas de cambio do centro, a relação Pesos Uruguaios / Reais estava em 8,1 na troca.
Neste ponto da conversa, você , que é um turista experiente já deve ter percebido que este pacote de passeios vai demandar na casa de 1 dia ou 1 dia e meio.
E é isso mesmo.
Gastara dois dias inteiros só se  fizer tudo com muita calma e profundidade.
A prova do crime
Assim, a dica adicional para ocupar este meio período disponível é visitar uma Vinícola uruguaia !!
E a dica não é só por causa da vocação do Blog, é porque é realmente uma ótima opção para qualquer turista, ate mesmo aquele que não bebe e você vai entender porque :
Praticamente 80 % dos vinhedos do Uruguai ficam ou na região rural de Montevideo mesmo ou em Canelones, poucos quilômetros ao norte da capital, ou seja, as vinícolas são de facílimo  acesso.
Parede de Vinhos 
Uma em especial, além da natural motivação de ver os vinhedos, conhecer o processo produtivo e degustar bons vinhos, oferece um museu de carros antigos ( Você já observou que os uruguaios adoram um museu ? Ponto para eles ! ) e um excelente almoço.
Um dos melhores passeios da cidade, segundo vários relatos de turistas, e eu concordo.
Trata-se da Vinícola Bouza que mencionei no inicio.
Da região de Pocitos,  você vai gastar 1400 pesos, no máximo, para ir e voltar de Taxi, num trajeto de 20 minutos ou 30 quilômetros.
O único problema é que tudo tem que ser reservado com antecedência, a procura é grande.
Alias a questão da reserva é um costume uruguaio, tudo sempre tem que ser reservado, até um café que visitamos  tinha varias mesas vazias reservadas, mesmo estando quase vazio.
Sala de Embarque Aeroporto
Você consegue imaginar a cena, sair para ir ao Shopping ou a esquina mas antes de sair ligar para o café da sua preferencia para deixar uma mesa reservada para você ? Eles devem passar a tarde toda sentados na mesa para isso ser realmente necessário.
 Mas voltando a Bouza, se o seu passeio é curto , de 2 ou 3 dias apenas,  você deve reservar antes de chegar, pela internet, ou reservar assim que chegar ( e pode não conseguir vaga ) ou comprar um pacote do hotel incluindo translado, visita e almoço, o que você já deve estar pensando que vai ser esfolado, mas sem duvida é a opção mais segura.
Ainda, é importante mencionar, não sei se porque ficamos num final de semana de inverno e de feriado na cidade, achamos a cidade bem suja e pior, com fartura de cocos de cachorro nas calçadas.
Aquela historia de saquinho para coletar a sujeira dos cachorros ainda não chegou por lá.
Chegou a hora de ir embora, então se sua opção foi aérea, o Aeroporto fica a 20 minutos da região de Punta Carretas e custa na ordem de 1000 pesos uruguaios de Taxi.
Um Aeroporto pequeno mas bem novo e moderno, uma atração a parte.

No próximo post vamos entrar em detalhes sobre as vinícolas uruguaias e em especial sobre a Vinícola Bouza.


Aguarde ...


Adicionar legenda
















Nenhum comentário:

Postar um comentário