sábado, 4 de maio de 2013

Santiago do Chile, melhor destino turístico da América Latina ?

Santiago do Chile

Arte a ceú aberto I

Arte a ceú aberto II
















Pergunta difícil e provocativa, escolher o melhor destino da América Latina é uma tarefa para poucos.
Primeiro, porque precisaria conhecer todos os países e suas melhores opções.
Segundo, porque seria bem difícil escolher qual o melhor já que a América Latina tem varias e varias opções perfeitas de turismo.
Começando pelo Brasil com sua praias e cidades nordestinas, suas opções de natureza no Norte e Centro Oeste, Rio de Janeiro sem necessidade de adjetivos, o sul com a sua característica europeia, passando por Buenos Aires, Bogotá, Lima, Cancun, Marguerita e assim cada país com a sua opção de lazer.
Colocar esta pergunta para eu responder foi apenas uma ideia para chamar sua atenção, não tenho conhecimento suficiente nem interesse em criar critérios de seleção para os destinos turísticos.
Minha intenção nesta nova serie de posts, é mostrar que Santiago está seguramente entre os melhores destinos para você conhecer nas suas próximas férias.
O Chile, foi talvez a única Ditadura da América Latina ( quem sabe do mundo ) que deixou um legado de organização, disciplina, austeridade, educação e estrutura que pode ser comprovado até hoje.
Santiago, assim como todo o Chile, é um exemplo de limpeza, obras publicas inteligentemente planejadas e executadas, ausência de megalomania como foi comum em outros países.
Enfim, sua primeira impressão ao chegar vai ser essa, uma cidade que da gosto visitar , caminhar e conhecer.
A segunda impressão, que é a que o turista vivencia assim que chega numa cidade é a sua estrutura de transporte.
Aeroporto moderno e organizado, Metro funcional, atingindo praticamente a cidade toda, Ciclovias sinalizadas para os adeptos a sustentabilidade, estradas e avenidas largas e conservadas.
Não que não tenha transito. Como toda cidade moderna, em alguns horários o congestionamento existe, mas nada que seja digno de atenção adicional, não precisa organizar a sua agenda em função da hora do Rush, nem deixe de alugar um carro por causa dele, como é obrigatório em algumas cidades.
Você vai conseguir dirigir facilmente pela cidade sem se arrepender de ter tomado esta decisão.
Mas também vai poder visita-la somente de metro , bicicleta ou caminhando, você decide.
Minha sugestão é misturar, tem lugar para os quatro.
Em Santiago, o carro não vai ser necessário, pode visitar todas as atrações na combinação Metro e Caminhada.
A bicicleta fica como excelente opção para quem gosta de utiliza-la habitualmente ou para os que querem apenas ter uma experiência diferente.
Vale reservar um dia para aluga-las logo pela manhã e devolve-las no final do dia.
A empresa Bicicleta Verde, localizada próximo de Centro Velho, presta este serviço e também organiza passeios específicos para atrações e para visitar as vinícolas próximas da cidade.
Claro, para honrar o conceito do Blog, não deixe de fazer este que visita duas ou três vinícolas pedalando, você só tem a ganhar, saúde, conhecer a cidade por uma otica diferente e degustar vinhos de ótima qualidade. Mas esta opção fica para o meio da viagem.
Minha sugestão é começar a visita pelo centro histórico, dependendo de onde for o seu hotel, provavelmente o ideal será pegar o Metro e descer na estação Universidade Católica, de lá ir caminhando para conhecer o prédio da própria universidade, o morro de Santa Lucia, base da Revolução de Valdivia,  a Biblioteca, o Teatro, a Igreja de São Francisco, as Ruas Londres e Paris com casas de diversos estilos super conservadas, o Palacio do Governo, a praça da (enorme) bandeira, a Praça das Armas e finalmente o Mercado.
Finalmente porque provavelmente já vai ter passado da hora do almoço e a opção está la dentro, o Restaurante Donde Augusto que ocupa praticamente todo o interior. Cuidado com imitações, alguns guias ou transeuntes na área, vão tentar te confundir indicando outros endereços no mesmo mercado. Não fui nos demais, mas a minha impressão é que o Donde Augusto é imbatível. Fique com o original, você não vai se arrepender, varias opções de peixes, frutos do mar  e caranguejos enormes. Comida de ótima qualidade.
Agora, é voltar para o Hotel pois a caminhada deve ter sido longa, e descansar para conhecer a noite da cidade.

Continua ...





3 comentários:

  1. Ahhh que tudo! Já curti esse primeiro post e a foto da Cássia, super!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz que tenha gostado, seus comentarios são importantes antes e principalmente depois que voltar, obrigado

      Excluir
    2. Era segredo que a foto era dela eheheheehe

      Excluir