sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Salzburg, a terra de Mozart Parte VI ( Ultima )







Fortaleza Festung Hohensalzburg


Festung Hohensalzburg


Casa de Mozart
















Continuação ...

Depois de 5 posts, você já deve ter percebido que para conhecer todas estas atrações de Munique você vai precisar de vários dias, entre 5 ou 6 no mínimo.
A melhor opção é dividir este roteiro em duas viagens diferentes e combinar cada uma com uma passada em outra grande cidade da Europa.
Opções não faltam.
Berlim, Praga ou  Amsterdam, são as mais próximas.
Porém, as indicações ainda não acabaram, ainda é possível conhecer a Áustria a partir de Munique.
A fronteira está a cerca de 100 Kms da cidade, assim, a proposta é conhecer Salzburg, num bate e volta.
Você tem inúmeros motivos para conhece-la.
Sim, é a cidade em que Mozart viveu, vai poder visitar duas das suas casas e respirar o clima romântico da cidade que provavelmente muito o influenciou nas suas composições.
É também a cidade onde o filme “ A Noviça Rebelde “ foi filmado, isso mesmo, aquele bem antigo que passa toda hora na tv, e todo mundo para assistir e relembrar.
Há quem visite Salzburg apenas para conhecer de perto os locais das filmagens, a mansão ( ver foto ), o coreto, a ponte, estão todos lá. Você vai poder fazer um tour especifico, de carro, ônibus ou charrete, isso mesmo, sendo puxado por grandes cavalos que fazem um atalho pelos campos da cidade para chegar a Mansão e conhecer o cenário do filme.
Imperdível, e a dica é assistir o filme , provavelmente novamente, antes de viajar, vai valer a pena.
Outra característica impar de Salzburg é que a cidade merece ser visitada tanto no Inverno quanto no Verão.
Dois festivais , um para cada estação, são organizados para moradores e turistas, ambos são maravilhosos.
Claro que no Inverno, o charme é maior, exibições de musica clássica em diversos lugares, inclusive nas mansões e castelos da cidade. Os europeus se organizam para passarem alguns dias do inverno na cidade e desfrutar desta regalia, você também pode fazer isso.
Se os motivos acima ainda não foram suficientes, é importante lembrar que a cidade fica entre montanhas e vales, próximo dos Alpes, portanto a paisagem da cidade é realmente de cinema, e além disso, no alta da montanha ao lado da cidade, você vai encontrar a Festung Hohensalzburg, uma fortaleza construída no século XVII que passou ilesa pelas duas grandes guerras mundiais ( e outras locais também ). Ela guarda a cidade, pode ser visitada, com acesso por um funicular, que por si só já é uma atração.
A fortaleza é muito imponente.
dentro, no inverno, também tem apresentações de musica clássica.
Já conseguiu imaginar, certo ?
É realmente voltar no tempo e entender a magia da musica na época de Mozart.
A vista do alto do Castelo também é deslumbrante ( ver foto ).
Salzburg, significa Castelo de Sal, referencia ao Rio Salzach, que facilitava o transporte do Sal em grandes barcos.
A agua é cristalina, pode acreditar.
Nem falamos ainda do centro da cidade, tudo pode ser visitado a pé e como na maioria das cidades europeias, basta caminhar em todas as direções e desfrutar das praças, dos casarões, das Mansões, das Igrejas que vão aparecendo no caminho.
Em especial tem um Cemitério do século VIII que pode e deve ser visitado.
A cidade também é famosa pelo teatro de Marionetes, você vai poder assistir a um espetáculo ou pelo menos comprar um boneco, daqueles que parecem o Pinóquio, feito com muito detalhe e capricho, merece o investimento.
Restaurantes não faltam no lugar, de ótima qualidade.
Resumindo, não deixe de conhecer Salzburg quando passar por Munique, você vai se encantar com o charme da cidade.
Ahh, se vale a pena passar uma semana lá ? Seguramente, especialmente no Inverno, assistindo o Festival de Inverno junto com centenas de europeus. Pense nisso.











Nenhum comentário:

Postar um comentário