sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Mendoza, o berço do vinho Argentino Parte II

Adegas com estilo


Degustações


Valle del Uco
























Para conhecer as vinícolas você tem basicamente duas opções, a primeira e nesta ordem é preparar uma agenda, ligar ou mandar e-mail para cada vinícola , reservar sua visita e alugar um carro quando chegar lá.
A segunda é você definir quais vinícolas principais você quer conhecer, quantos dias vai querer investir nas visitas e contratar uma empresa ou um motorista especializado que conhece o local e principalmente as vinícolas.
Ele vai cuidar de tudo para você, agendar, te buscar, te explicar como cada uma funciona, sugerir outras opções de vinícolas, indicar os melhores almoços e tudo o mais.
Foi isso que fizemos, contratando a empresa Nossa Mendoza ( site http://www.nossamendoza.com ) ou no Face (https://www.facebook.com/NossaMendoza ). Meu primeiro contato foi com o Santiago, um dos 3 fundadores.
Sabendo as 3 ou 4 vinícolas que queria visitar, enviei um e-mail para o Santiago Penenatti ( Santipetenatti@hotmail.com, Fone 00 54 9 261 5260 932 ), dizendo que teria apenas 2 dias para a visita e rapidamente ele me retornou com uma programa de 3 vinícolas por dia que vamos descrever nos próximos posts.
Em 3 e-mails e 40 minutos depois, estava com o serviço planejado e reservado.
Eles foram nos buscar no Aeroporto, nos levaram nas vinícolas nos 2 dias seguintes e nos levaram de volta ao aeroporto na manha do quarto dia.
Serviço de primeira, dividido entre o próprio Santiago e o Gabriel, obrigado pela receptividade.
No caminho você ainda vai ouvir muitas piadas de Argentinos e Brasileiros, as famosas provocações do futebol, que no meu caso , ele teve mais dificuldade, por ser Corintiano, já que  a fase atual do Timão, seja contra times argentinos ou paulistas, é impecável.
Enfim, você pode usar sem moderação e degustar seus vinhos com tranquilidade, eles vão te levar de volta para o hotel.
A sequencia que fizemos foi Lujan de Cuyo no primeiro dia, visitando Catena Zapata, Viña Cobos e Almoço na Terrazas de los Andes e no segundo dia , Valle del Uco, visitando Vinícola Pulenta, Salentein e almoçando na Vinícola La Azul.
Antes que você me pergunte onde comprar vinhos em Mendoza, ai vai minha sugestão.
Nas vinícolas, a diferença de preço com as lojas é pouco significativa, vale apenas para você poder dizer que comprou o vinho diretamente da Vinícola, parece que o vinho fica mais original.
Mas na pratica,  comprar nas lojas especializadas, é muito melhor, pois você pode comparar diferentes opções de vinícolas, analisar os custos x benefícios com calma, sem a pressão de decidir rápido para continuar a visita.
Além disso, sempre tem um profissional especializado nas lojas que te dá informações preciosas para você decidir, além de te indicar algum vinho que você nem sabia que existia mas tem um diferencial importante.
É exatamente assim que funciona a Loja Sol & Vino, convenientemente localizada na Calle Sarmiento, 664 no centro de Mendoza, uma quadra acima da Plaza Independência, na rua dos restaurantes.
Variedade enorme de rótulos, atendimento super amigável e descontraído, sempre com uma degustação no final da tarde, oportunidade de experimentar aquelas vinícolas pequenas ou pouco conhecidas para os brasileiros e ainda, fecha somente por volta das 21 horas, ou seja, uma loja que realmente prioriza o turista.
Além dos vinhos, tem também, azeites, geleias, vinagres e souveniers, que unem vinho com Mendoza.
E se você for comprar varias garrafas de vinho, eles tem embalagens especiais de papelão com moldes de isopor na parte interna para despachar. Comprei uma caixa destas para 12 garrafas e funcionou perfeitamente no voo de volta.
Definitivamente vale a vista, ou quem sabe vale visita-los todas as noites, experimente.

Continua ...
Nos próximos posts, os detalhes das vinícolas que visitamos e dicas de restaurantes
Não perca ...


Loja Sol & Vino, Variedade de Rotulos e otimo atendimento

Os Toneis de Carvalho e Inox para fermentação

Loja Sol & Vino

Nenhum comentário:

Postar um comentário