Praça Central de Munique |
Interior do Residenz |
Artezanato em Munique |
Continuação ...
Escolhida a forma de chegar a Munique ( ou München em Alemão ), capital da Baviera e 3ª maior cidade da Alemanha, agora é explorar as atrações da cidade e da região.
A Baviera, como chamamos em Português, Bavaria em Latim, ou Bayern, em Alemão, isso mesmo, a origem da grande empresa química, do grande time de futebol e de uma das mais famosas empresas automobilísticas, mas talvez você não saiba que o B tem este significado, tenha paciência, falamos sobre isso daqui a pouco, é um dos 16 estados alemães, o maior deles, localizado a Sudeste.
Os primeiros habitantes foram os Celtas e os Romanos, até chegar, no século V e VI dc o povo germânico, um grupo em especial denominado Baiovarii.
Foram nominados Ducado e depois Reino da Baviera.
A partir de 1180, a Dinastia Wittelsbach assumiu o poder ininterruptamente até 1918.
Foi sempre um estado católico, com alta representação no Império Romano, junto com a Áustria.
Combateu a União Protestante durante a guerra dos 30 anos e chegou a ter direito a voto na escolha do Imperador Romano graças a esta lealdade.
Tem estreitos laços com o Brasil apesar de não ser muito conhecido, Maria Isabel von Wittelsbach, nascida princesa da Baviera, casou-se em 1937 com Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, sendo portanto, Imperatriz mãe do Brasil até a morte de seu marido em 1981.
Residiu em Petrópolis, Rio de Janeiro, Jacarezinho no Paraná e Vassouras no Rio onde faleceu em 2011.
A Casa de Wittelsbach teve ainda participação ativa contra a Alemanha Nazista, se declarando contra a iniciativa, tendo a princesa Antonieta de Luxemburgo sida capturada pela milícia nazista , presa e enviada para o campo de concentração de Sachsenhansen e depois , com seus filhos, para o campo de Dachau, falaremos sobre ele, de onde foi libertada mas com profundas marcas da guerra.
Enfim é uma região com muita historia para contar, basta que o turista tenha interesse para desvendar grandes links históricos andando por Munique e região.
Não, não esqueci de falar da empresa automobilística, a Bayerische Motoren-Werke, mais conhecida por BMW ou Fabrica Bavara de Motores, assim como a Audi, tem origem na região.
Outra curiosidade é que o estado detem os direitos autorais do livro Mein Kampf, Minha Luta, deixado por Hitler, mas se recusa a publica-lo. Porem, o livro entrara em dominio publico em 31.12.2015 quando podera ser editado.
Vamos dar uma pequena interrupção na Historia, falaremos logo mais sobre o Rei Ludwig II ( Luiz II ) e seus maravilhosos castelos, para finalmente entrar nas atraçoes, pois voce já chegou, descarregou suas malas no hotel e quer iniciar os passeios.
Seu hotel, muito provavelmente vai estar na região em torno do Centro velho de Munique, então, a primeira atração a ser visitada é seguramente a Marienplatz, a Praça Central, na frente da Neues Rathaus ( Nova Prefeitura ), o coração da cidade.
Reserve as 11 ou 12 ou 17 horas para ver a exibição do famoso Glockenspiel, relogio carrilhão com figuras que dançam.
A praça se enche para assistir a apresentação.
Caminhe por toda a região ao redor, admire a Arquitetura, a Historia, as Lojas de artezanato e quando estiver cansado, com sede e com fome, é hora de estacionar em um dos famosos Jardins de Cerveja, outra grande atração da cidade, embaixo de Castanheiras milenares e saborear qualquer uma das famososas cervejas, seja a Paulaner, Augustiner ou Lowenbrau.
De acompanhamento, as linguiças ou salsichas alemãs ou qualquer outra coisa do cardapio , tudo delicioso, famoso e tipico da região.
Musica Classica ao vivo na praça |
Parada da Octoberfest no Centro de Munique |
Bancas de flores no Centro de Munique |
Nenhum comentário:
Postar um comentário