sábado, 6 de julho de 2013

Munique - Grandes Atrações Parte III

Predio do Museu de Ciencia e Tecnologia

Turbina de Avião em corte no Museu

Celula gigante no Museu

















Ainda na região central, outro ponto turístico de destaque, e’ o Residenz, antiga residência dos reis da Baviera e lar da Dinastia Wittelsbach  até 1918, foi parcialmente destruído durante a segunda guerra e reconstruído logo em seguida.
Virou uma pequena fortaleza com 7 pátios e 130 salas que abrigam coleções de vestimentas, pratarias, moedas e porcelana, que documentam o período de quatro séculos de reinado.
Pode e deve ser visitada em detalhe.
Tendo caminhado pela Praça Central, seus bares ao redor, visitado o Castelo dos Wittelsbach, ainda a muito o que fazer em Munique.
Pode continuar andando pelas ruas centrais, vai encontrar igrejas, prédios, restaurantes surpreendentes.
Também vai passar pelo calçadão onde se concentram varias grandes lojas, se a ideia é ir as compras.
Também vai encontrar o Englisher Garten, maior parque urbano da cidade, excelente para uma caminhada ou corrida pela manhã, fica lotado de visitantes nos dias de verão, varias atividades como cavalos e barcos nos lagos.
Mas duas são muito especiais, surfar, isso mesmo, surfar no Eisbach, bem perto de uma das entradas, o rio que atravessa o parque foi canalizado e forma ondas artificiais muito intensas, desafio para qualquer surfista.
E a outra grande atração, já foi mencionada, vários e vários Jardins de Cerveja espalhados, obviamente lotado nos dias de verão.
Vale a parada.
Você já percebeu que só no centro tem atração para pelo menos 3 dias, e tem mesmo, não reserve menos que isso porque vai ficar aquela impressão de planejei errado.
Após se aprofundar nas atrações centrais, é hora de conhecer o que tem ao redor de Munique.
Comece pelo Museu de Ciência e Tecnologia, isso mesmo, não bebi, é sim, a minha primeira sugestão para quando for sair do circulo central.
Você que esta fazendo cara de descrença, já pensando em parar de ler o post, tenha só um pouco de paciência, 1 minuto pode fazer você mudar a sua visão sobre os Museus de Ciencia e Tecnologia.
Conhecemos quase por acaso, pois da mesma forma que a maioria dos turistas, nunca tínhamos planejado visitar um museu de Ciência e Tecnologia, nem passava pela nossa cabeça, mas pegamos um dia muito chuvoso andando pelo centro e no dia seguinte, continuava a chover, e nosso plano era visitar Salzburg. Vamos falar sobre a terra de Mozart logo mais.
Peguei o guia de viagem, reli as principais atrações e o guia indicava fortemente este museu, da mesma forma que estou fazendo agora, e tive a obvia brilhante ideia, pequena parada num museu para escapar da chuva e seguir viagem para Salzburg, e assim fizemos. Chegamos as 9 horas e a previsão de sair umas 11 horas para parar para almoçar no caminho, não se realizou.
Ficamos mergulhados nas atrações de Física, Química, Matemática, Petróleo, Aviação, Computação, Náutica, Eletrônica, Hidráulica, Fotografia ...
Voce deve estar possesso agora, investiu seu 1 minuto e agora me acha mais louco ainda, ver Física, Matemática, Petróleo, fala sério, até uma cerveja é mais interessante do que isso. Mas ai é que está a sacada do Museu, todas as apresentações são praticas, com modelos que simulam os efeitos físicos, matemáticos ou químicos, nada de teoria, tudo mas tudo mesmo bem lúdico.
Você não percebe a hora passar, e não só você, pessoas de todas as idades.
Para reforçar a tese, gostaria de lembrar que muitas das Multinacionais que você conhece hoje são Alemãs, para mencionar algumas, Siemens, Bosch, Voit, Bayer, ... E são elas que patrocinam as atrações do museu.
Também, vários dos cientistas que você estudou no ensino médio são alemães, Gutemberg, Newton,...
E deles vem o conhecimento tecnológico que inspira o museu.
Entendeu porque ele é tão especial ? Acredite vale a pena gastar um dia lá.
Para concluir a conversa saímos de lá as 14 horas, sem almoçar, somente porque não queríamos perder a ida a Salzburg, mas com o compromisso de voltar outro dia.
E quer saber, voltamos sim, mas na nossa viagem seguinte e com bastante calma.
Fica a dica.
Outro passeio imperdível e altamente conhecido em Munique é a Oktoberfest, que curiosamente é na segunda quinzena de Setembro, terminando no primeiro Domingo de Outubro.
São 16 dias, 6 milhões de visitantes, 5 milhões de litros de cerveja.
A origem da festa data de 12 de Outubro de 1810, festa de casamento do príncipe Ludwig com Therese von Sachsen Hildburghaussen, que durou 5 dias, num enorme terreno que passou a se chamar Theresienwiese em homenagem a noiva.
A corrida de cavalos que encerrou a festa passou a se repetir anualmente, transformando-se em parque de diversão e cerveja.
As bancas das grandes cervejarias, montadas até hoje, surgiram em 1896.
Além da cerveja, o Churrasco, o Peixe grelhado ( Steckerlfish ), o Parque de diversões, o Cabaré e o Circo de Pulgas são atrações tradicionalíssimas.
Na abertura da Festa, tem uma grande parada que atravessa o centro da cidade, até entrar na área do evento, ao meio dia, para ser inaugurada pelo prefeito da cidade. Impressionante.

Continua ...

Parada de Abertura da Oktoberfest

Cavalos da Parada

Parada de Abertura da Oktoberfest





Nenhum comentário:

Postar um comentário