sábado, 8 de junho de 2013

Santiago do Chile, melhor destino turístico da América Latina ? Parte V



Casa de Pablo Neruda, La Chascona
 




Rota do Vinho em Colchagua
 



Regiões Vinícolas do Chile
 




































Continuação ...

Para os amantes do vinho, o dia especial é o da visita a região do Colchagua no Vale Central precorrendo a Carretera del Vino.
São 200 Kms de Santiago, duas horas e meia de viagem sem pressa, ao sul , com ótimas estradas até chegar em San Fernando onde começa a Carretera del vino, entrando pelo Oeste. São outros 25 kms, onde as uvas imperam.
No outro extremo, tem a cidade de Santa Cruz, onde você pode optar por dormir, se tiver tempo de conhecer a região em profundidade ( merecida por sinal ).
De brinde, vai dar tempo para conhecer o Museu do Vinho, no centro da cidade.
A região é cheia de vinícolas mas as que você não pode deixar de visitar são, pelo menos três, a Lapostolle, onde é produzido o mito Clos Apalta, assim como seu irmão BoRoBo ( nome vem das grandes regiões produtoras de vinho da França, BOrgonha, ROne e BOrdeaux ), não tão conhecido mas do mesmo nível.
Visita técnica muito detalhada, processo de vinificação bem diferente do da Matetic em Casa Blanca, terminando na Adega com uma degustação imperdível dos Cuveé Alexandre e Clos Apalta.
Vizinho, esta a pequena vinícola Las Niñas e logo em seguida a grande Monte Alpha, também imperdível, mesmo roteiro, vista e degustação dos emblemáticos M ( Cabernet Sauvignon ), Purple Angel ( Carmenere ) e Montes Foly ( Syrah ).
Já voltando na Carreteira del vino, fica a Viu Manent, de preferencia pare para almoçar.
Tudo perfeito, as degustações , as visitas e o almoço.
Casa da famosa família do vinho Secreto, é a sua oportunidade de degusta-los ou ter a sua companhia numa refeição.
Como você pode verificar no mapa postado, como o Colchagua, o Chile, tem  muitas regiões vinícolas, portanto este roteiro pode se repetir em várias direções, utilizando dias adicionais, depende do interesse e do tempo disponível.
Mas também, você vai poder visitar vinícolas sem sair da cidade, de taxi ou de Metro, em especial a Concha Y Toro.
De metro, pegue a Linha 4 Azul e vá até a estação Las Mercedes e de lá, pegue um Taxi, em 5 minutos estará na Vinícola.
Mais histórico do que técnico, o tour é bem dinâmico, contando a curiosa historia da uva Carmenere, redescoberta no Chile e da famosa lenda do Casilero del Diablo. Acompanha a degustação da família Carmen Gran Reserva e no final, você pode participar da degustação da família Marques de Casa Concha.
Mas o ponto alto, sem duvida , é o almoço, com excelentes pratos e com a possibilidade de degustar alguns tops como o Carmin del Peumo em taça. Sensacional, não perca. Ótima opção para um passeio de Domingo.
Entrando no campo cultural, um capitulo a parte ao visitar o Chile, e’ conhecer o trabalho e a vida de Pablo Neruda.
Ganhador do Premio Nobel de Literatura em 1971, Neftali Ricardo Reyes Basoalto, nasceu em 1904 e adotou o nome de Pablo Neruda em homenagem ao poeta Checo Jan Neruda e também para esconder do pai suas criações que não considerava a Literatura uma forma digna de ganhar a vida.
Alem de grande escritor, foi tambem ativista politico, seguiu carreira diplomatica, trabalhando na Argentina, Birmania, Mexico e Espanha. De volta ao Chile, foi Senador pelo Partido Comunista em 1943 e forte aliado de Salvador Allende.
Morreu em 1973 duas semanas após o golpe que depôs Allende.

Continua ....

Viu Manent - Secreto




Icones Lapostolle
Icones Montes Alpha

Nenhum comentário:

Postar um comentário