sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Bodegas Odfjell, Undurraga e Santa Rita - Santiago, o Retorno Parte III

Vinícola Odjfell

A região do Maipo ( Não confundir com o Maipú de Mendoza, Argentina ) fica muito próxima da cidade de Santiago, cerca de 30 km, possível de ser visitada de táxi ou carros alugado, mas também podem ser encontradas nos cardápios do enoturismo dos hotéis, em especial, duas delas, que tem ótima estrutura para atender os turistas : a Undurraga e a Santa Rita.
Mas antes de falarmos delas, vamos começar pela Vinícola Odfjell, que se localiza bem próxima da Ruta 5, um pouco antes de você chegar na Undurraga.
Seu fundador , a 25 anos atrás, foi o Norueguês Dan Odfjell, que escolheu esta área e iniciou a produção de vinhos.
Hoje conta com a ajuda dos seus filhos Laurence e Dan Junior e produz varias linhas de vinhos : Babor, Armador, Capítulo, Orzada, Blends, Aliara e Odfjell.
Possível de visita-la e participar da degustação dos seus vinhos, contudo precisa ser reservada com antecedência.
Na propriedade também se cria a raça norueguesa de cavalos  Fjord.
Uma visita muito interessante com excepcional vista das cordilheiras.
Não perca.
A 10 minutos dali, na própria Ruta 5, na verdade numa marginal dela, você vai encontrar a Undurraga, uma vinícola bem maior e mais preparada para receber turistas.
Você deve reservar mas caso não consiga, poderá ser incorporado em uma das visitas pré-programas todos os dias.
Além dos vinhos degustados na visita, poderá experimentar outros na recepção, como a conhecida linha T.H. mas em especial seu ícone Altazor e adquirir diversos apetrechos e comidas da região na loja da vinícola.
Outra que vale a pena visitar.
Mais uns 20 km para a frente ainda na Ruta 5 você vera a entrada para Buin, que da acesso a Vinícola Santa Rita, caminhara uns 12 km para dentro da região até encontra-la.
Mas vale a pena a aventura.
Uma vinícola grande fundada em 1880 por Domingo Fernandez Concha            ( Nada a ver  com a Concha Y Toro ), vizinha da Carmen , do mesmo grupo e protagonista da historia da descoberta da Uva Carmenere no Chile.
Tem varias opções de passeio, desde o tradicional tour guiado, passando por um passeio no carro a pedal do vinho ( ver foto ), inspirado nos carros de cerveja da Alemanha, passeios de bicicleta e , acredite se quiser um belíssimo museu da cultura pré-colombiana ( Museu Andino ) , resultado do hobby do seu antigo dono Ricardo Claro por 40 anos.
Sua enóloga, Cecilia Torres, foi escolhida a melhor do Chile no ano de 1986.
A visita ( 10 mil pesos chilenos por pessoa ) é bem detalhada, com tour inclusive em Português ( tinha 2 brasileiros trabalhando lá ), levando cerca de 1,5 horas e no final, dentro da adega do Ícone Casa Real, você degusta 3 vinhos de entrada.
Na loja, além de adquirir seus exemplares você pode degustar, por 15 mil pesos, seus 3 ícones principais :  o Borguenville ( Petit Verdot ), o Golden Carmen ( Cabernet Sauvignon ) e o mítico Casa Real, também de Cabernet Sauvignon.
E se quiser completar o seu dia nesta vinícola, almoce no Restaurante Doña Paula, um restaurante de alto padrão, delicioso, com atendimento nota 10 e poderá pedir os vinhos da loja em taças.
Experimentamos o outro vinho premiado da vinícola, o Triple C ( Cabernet Sauvignon, Carmenere e Cabernet Franc ).
Almoço imperdível.
Nesta mesma região você ainda encontra outras vinícolas como a De Martino e a Haras de Pirque, mas fica para uma próxima vez.


Saúde









Restaurante Doña Paula





Museu Andino

Nenhum comentário:

Postar um comentário