Vista típica da cidade |
Talvez você não esteja acreditando mas
quando conhece-la vai perceber que os holandeses conseguiram esta proeza com
folga.
Para falar dela, é importante começar
falando sobre o pais, a Holanda, com apenas 42 mil quilômetros quadrados,
totalmente plano, que até a sua independência em 1579, foi governada por
romanos, franceses ( Casa de Borgonha ), habsburgos e espanhóis.
Os canais |
O que explica sua diversidade cultural,
seu culto a liberdade e alta tolerância às minorias, que reflete no que você
ira encontrar em Amsterdã.
Outra característica do país que se
apresenta na cidade é o fato de praticamente metade do território ter sido
drenado pelo homem, empurrando o oceano para fora.
A Holanda domina a técnica de drenagem e
construção de barragens e Amsterdã serve de exemplo, com canais fazendo o papel
de avenidas por toda a cidade.
Característica difícil de ser encontrada
em qualquer outra cidade do mundo.
Veneza na Itália ? Nem de longe, enquanto
lá o pessoal anda de gondola, em Amsterdã os canais suportam barcos para
centenas de pessoas, são pequenos rios planos. A ponto de existir Barco Taxi.
E também abrigar moradias oficiais
flutuantes nos canais, com endereço e instalação de agua e energia, organizada
pelo governo devida ao grande deficit de casas.
As moradias flutuantes |
Junto com Haia, a sede do governo ( den Haag em
holandês, famosa no Brasil pela grande passagem de Rui Barbosa por lá ), e
Roterdã a região industrial, Amsterdã, a capital, compõe as três maiores
cidades do pais.
Todas concentradas no Oeste ,
denominadas, como conglomerado, por Randstad.
Fundada em 1200, na foz pantanosa do Rio Amstel como
uma vila de pescadores, já no século 17 era o principal porto do Norte da
Europa com 800 mil habitantes.
Para visita-la, é muito fácil, tudo pode
ser acessado a pé, ou no máximo com curtos trechos de Tram, trens de superfície espalhados pela cidade ( ou
de barco taxi como comentamos ).
Ou seja, carro é totalmente desnecessário
e também desaconselhável por várias razões : Transito intenso, mas
principalmente pela disputa com os trilhos do Tram, que causam certa tensão ao motorista
desacostumado e pela presença de ciclovias na direita com prioridade total para
os ciclistas nas conversões, muito fácil de não serem lembradas e provocar
freadas seguidas de reclamações veementes ( que voce não
vai entender ) diversas
vezes ao dia , até que o motorista se habitue.
O Tram |
O coração da cidade, do ponto de vista do
turista é sem dúvida a Central Station, de onde provavelmente você chegará se
vier de trem ( obviamente ) ou do aeroporto, já que Schiphol fica a poucos
quilômetros dali, e é interligado com a estação central.
De carro, provavelmente você vai chegar
pelo lado oposto, por um dos anéis viários que envolvem
a capital.
A propósito, voltando aos trens, o
sistema ferroviário da Holanda é um capitulo a parte, conhecido na Europa pela
sua precisão, que neste caso, não é britânica, e simplicidade.
Se na hora de comprar a passagem, você
perguntar sobre o horário de partida, além de ser bem atendido, vai receber um
resumo impresso com a plataforma , a hora exata da partida e os traslados, se
houver.
Se lá estiver indicado, partida as
14hr43, esteja lá um ou dois minutos antes pois é neste horário exato que o seu
trem vai deixar a plataforma.
Depois de investir alguns minutos
entendendo a nomenclatura, você vai poder programar sua viagem por todo o país
de forma segura e pontual.
A partir da Estação Central, forma-se um
trajeto bem didático para percorrer as principais atrações e vamos tentar
seguir esta sequencia ao apresenta-las.
Primeiro cuidado é sair para o lado
certo, a estação tem saída para o centro e para o rio, escolha o do centro e
você vai avistar o eixo claro da Avenida Damrak, é por ela que vamos seguir.
Os barcos turísticos |
Mas na verdade, já ao sair da estação,
você vai encontrar a primeira e mais típica atração da cidade : os cruisers,
barcos turísticos que passeiam pelos canais.
São varias empresas com ponto ao redor da
estação e da Avenida Damrak.
São varias possibilidades : passeios
diurnos de uma ou duas horas por todo o centro da cidade, saindo de hora em
hora ou
passeios com pontos de parada, onde você
pode descer, visitar uma atração e voltar depois para pegar o próximo ou de
passeios noturnos, acompanhado ou não de um jantar a bordo, altamente aconselhável mas nem pense em
compara-lo com o Bateau Mouche de
Paris, é outra pegada, menos glamorosa.
Os cruisers , para a sua primeira visita a cidade,
especialmente se você
tiver
pouco tempo, é uma atração obrigatória.
Vai te dar uma visão completa da cidade e
demonstrar como os canais funcionam como verdadeiros meios de
transporte.
No próximo post você começa a caminhar
pela cidade , aguarde ...
A Estação Central |
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