terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Amsterdã - Quarta e ultima parte


Marken
Nos posts anteriores você conseguiu chegar até a Heineken, a ultima das principais atrações vindo da Central Station, mas , de proposito ainda faltam duas atrações importantes.
Você já deve estar no final do 1º , 2º ou 3º dia da viagem dependendo de quantos dias você dispõe e esta escurecendo, portanto na hora de voltar para o inicio, na região da Dan Square.
Pode ser caminhando, se você ainda tiver folego, ou de tram, a maioria deles volta para a avenida Damrak.
Portão de Entrada da cidade
O objetivo agora é visitar a paralela esquerda da avenida, oposta à das lojas que você começou a subir.
Esta é a região onde você vai conhecer a Oude Kerk, a igreja antiga, construída no século XIII e reformada no estilo Gótico no século XIV, uma das atrações da região, mas na verdade você deve estar curioso para saber por que esta visita tem que ser ao anoitecer.
Acontece que o anoitecer não é necessário para esta atração, mas para a segunda e seguramente mais famosa atração desta região, o Bairro da Luz Vermelha.
É ao escurecer que o bairro se transforma numa serie de casas de prostituição bem característica, onde as profissionais se apresentam nas janelas, iluminadas com luz de cor vermelha ( dai o nome ao bairro), indicando que o estabelecimento esta funcionando.
Voledan
No caso de algum cliente comprar o serviço, as cortinas se fecham e só reabrem quando disponíveis para outro negocio.
Isso na beira da rua, faceando com a calçada.
A tradição vem desde o século XIII e ficou confinada a esta área depois de varias tentativas improdutivas de fechar este ramo de negocio.
A região tem certo perigo para quem a visita sozinho mas na verdade hoje, praticamente todos os roteiros turísticos incluem uma visita ao bairro, de tão pitoresca e famosa que a região ficou, não estando mais restrita aos clientes que procuram pelo serviço.
É comum você ver guias de excursão seguidos de seus grupos caminhando pelas ruas estreitas do bairro.
Vale para matar a curiosidade.
Antes que eu me esqueça , a região também é farta de oferta de baseados e outras drogas.
Com esta visita você circulou pela principais atrações da cidade, mas muito ainda há para ser explorado nas redondezas da cidade.
Alkmaar
Na mesma região dos cruisers, você vai encontrar empresas de turismo que fazem uma variedade enorme de passeios para as regiões fora da capital.
As opções são Marken e Voledan, típicas cidades holandesas, Alkmaar por seu tradicionalíssimo mercado de queijos, Utrech com suas igrejas medievais, o porto de Roterdã, de onde também pode ser ter uma ótima ideia do sistema de diques que a Holanda construiu para expulsar o mar para fora, e o centro ceramista de Delft.
Próximo a Roterdã e Delft, você pode visitar Haia ( ou Den Haag em Holandês ) , que como já falamos no inicio, ficou conhecida no Brasil pelo titulo de Aguia de Haia outorgado a Rui Barbosa.
Além das atrações típicas da Holanda, nesta cidade você vai conhecer Madurodan , uma enorme cidade em miniatura, sem trocadilho, feita em escala e em super detalhes, retratando fielmente vários prédios holandeses e varias obras de infraestrutura como porto e aeroporto.
Madurodan
É uma atração única, que merece ser visitada.
Outra atração ímpar mas esta válida apenas para o período de Março a Maio, é a região conhecida como Bollenstreek, a rota das flores, que fica entre as cidades de Haarlem e Leiden ( também cidade da Universidade mais antigo do país ), a uns 20 kms de Amsterdã.
Da para ir de bicicleta ( lembrando que o país é plano e não é muito frio nesta época ), de carro, de trem ou de ônibus, alguns saem do próprio aeroporto de Schiphol.
Nesta região, fica o Parque Keukenhof que neste período hospeda uma (maravilhosa) exposição de flores, talvez a original da que temos na cidade de Holambra no Brasil, todos os anos.
Você vera variedades de Tulipas e também de orquídeas que você nem imagina que existem.
Delft
As tulipas, flores típicas da Holanda, na verdade surgiram na Turquia durante o império Otomano  e foram trazidas para a Holanda no século XVI.
Quando Carolus Clusius escreveu o primeiro grande livro sobre tulipas, em 1592, elas se tornaram tão populares que bulbos eram roubados do seu jardim frequentemente.
Elas se tornaram populares em pinturas e festivais.
Em meados do século XVII, as tulipas eram tão populares que criaram a primeira bolha econômica, chamada de "tulipomania".
À medida que as pessoas compravam bulbos, eles se tornaram tão caros que passaram a ser usados como moeda, até que o mercado quebrou.
Não deixe de penetrar neste mundo de flores tão representativo na Holanda, vale plenamente a visita.
Caminhando por estas cidades você vai avistar campos coloridos de plantações de flores e também encontrar  pequenas cidades bastante características da cultura holandesa.
E é falando das tulipas que terminamos de descrever as atrações mais significativas de Amsterdã e redondezas, espero que você tenha se motivado a conhecer a região e descobrir algumas atrações que são únicas no mundo como navegar entres os canais da Amsterdã.

Aproveite ...

Rota das flores







Nenhum comentário:

Postar um comentário