terça-feira, 21 de abril de 2020

Norte da Itália – Parte VIII – San Gimignano


Tendo visitado Florença, voce pode usá-la como base para visitar as cidades ao redor como, Pisa, San Gimignano. Siena, Montalcino, ...
Contudo, tem muito a ser visto em cada uma delas então será mais produtivo mudar de cidade para visitar estas atrações.
Por exemplo, ficar em Siena, caso queira focar na região de Chianti e San Gimignano ou mesmo em Montalcino ou Montepulciano para conhecer os Brunelos e os Vinos Nobles.
No nosso caso , optamos por ficar alguns dias em Montalcino e  passamos para conhecer San Gimignano, nosso post de hoje, no caminho.
San Gimignano fica a apenas 60 kms, não mais de uma hora, de Florença, e talvez seja uma das cidades feudais mais completas e preservadas da Europa, a ser visitada.
Mesmo espremida entre muralhas, como toda cidade feudal, pela sua importância e popularidade, foi densamente povoada, especialmente no início do século XIV.
E tudo isso está muito bem preservado, fazendo com que voce se transporte para o passado caminhando por suas ruas e vielas.
A vila também era ponto de parada de peregrinos que faziam a Via Francigena, que levava ao tumulo do apóstolo Pedro, se tornando junto com Santiado de Compostela e a Terra Santa um destino religioso muito procurado.
Por sua riqueza arquitetônica e preservação apurada, foi eleita em 1990 Patrimônio Mundial da Unesco.
Junto com sua vizinha Siena, é um ponto turístico obrigatório na região da Toscana.


De quebra, para os enófilos, abriga a DOCG Vernaccia de San Gimignano, que produz o vinho branco de mesmo nome e foi mencionado por Dante Alighieri em A Divina Comédia.
Destine pelo menos um período para conhecê-la, visitar sua Torre, seu Museu e simplesmente caminhar por suas estreias passagens, degustar queijos e também os vinhos da região.

Nos próximos posts, continuamos caminhando pela Toscana.

Aguardem !



Nenhum comentário:

Postar um comentário