sábado, 9 de maio de 2015

Bodega Viña Amália e Excelencia VInhos




Num evento promovido pela Excelência Vinhos ( http://www.excelenciavinhos.com.br/ ) de Campinas, pudemos conhecer na noite de ontem, em mais detalhes, a Bodega Amalia de Mendoza , Argentina, propriedade da família Basso, originaria de Genova na Itália.
Com o portfolio sendo apresentado por Adolfo Basso, enólogo da vinícola e neto do fundador de mesmo nome, que a fundou em 1920, trabalha com seu pai, Carlos Basso e seu irmão Tulio.
A Viña Amalia se localiza no coração de Lujan de Cuyo em Mendoza, a 1100 metros de altitude, região se tornou fundamental para a viticultura argentina após a implementação de novas tecnologias de irrigação, e eles estavam entre os pioneiros.
Prima pela produção de vinhos de qualidade, sem preocupação com a quantidade.
A produção se iniciou com o Cabernet Sauvignon Dos Fincas, que depois, deu nome a linha de entrada da vinícola com uma gama de produtos prontos para serem bebidos.
O nome vem da utilização de dois vinhedos diferentes para esta linha.
Via de regra, 30 % dos vinhos estagiam em barricas de carvalho.
Adolfo nos conta que o nome causou certa confusão quando lançaram a uva Malbec, e para indicar que estavam trabalhando com dois vinhedos diferentes e separados, o chamaram de 2 Fincas Malbec/Malbec, sendo necessário explicar o significado para os consumidores mais desatentos.
Hoje sabemos que muitas vinícolas adotaram a ideia e utilizam a repetição do nome da uva para indicar vinhedos específicos.
Nesta linha, destaque tambem para o Sauvignon Blanc, poderoso e com boa acidez, e o Espumante Rose de Malbec
Todos com excelente relação custo x benefício.
A linha acima da Dos Fincas foi batizada com o nome da Vinícola : Viña Amalia e agrupa os produtos : Reserva ( 12 meses em barrica de 2º ou 3º uso )  e Gran Reserva ( 12 a 18 meses em barricas novas. ).
Neste grupo , destaque para o Chardonnay  Gran Reserva que tem a 2ª fermentação ( malolática ) interrompida para manter a acidez e inibir o excesso de sabor amanteigado, tão típico dos chardonnays americanos, como nos revelou Adolfo.
Um vinho de guarda que esta sendo acompanhado desde a sua 1ª safra em 2010 para se determinar a longevidade.
Foi a safra que degustamos ontem, e já sabemos que os 5 anos estão garantidos e que bem possivelmente chegue aos 8 ou 10 anos.
Questão de paciência.
Também nesta linha , o Gran Reserva Cabernet Sauvignon se apresentou muito equilibrado e pronto para consumo.
Finalmente, como o Ícone da vinícola, você precisa conhecer, o Carlos Basso Signature, um blend de 4 uvas : Malbec (50%), Cabernet Sauvignon (25%), Petit Verdot (15%) e Syrah (10%).
Aroma peculiar e um final de boca longo e exclusivo.
Enfim, uma noite agradável, muito concorrida, onde pudemos aprender um pouco mais sobre a Argentina e a Viña Amalia.

Saúde !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário