sábado, 30 de novembro de 2013

50 Anos



Alguém já disse que quando completamos 50 anos, percebemos que estamos mais perto do final do que do começo e nos permite a pretensão de dividir alguns aprendizados obtidos pela observação e posterior confirmação do tempo.

Falando em família, por exemplo, casar seguramente não é para você !!, como já circulou pela Internet, é para a pessoa que vai ficar ao seu lado, ela que devera ser o seu objetivo, o casamento não funciona para satisfazer os seus próprios desejos, apenas.

Se o proposito e´ este solteiro você será mais feliz

A infância dos seus filhos vai passar muito rápida, não a perca, nenhum atividade na sua vida vai ser mais importante do que participar do crescimento dos seus filhos.

Quando eles nascerem, você terá a sensação de que não tem a mínima competência para educa-los, e e´  verdade, seus filhos não vão aprender com o que você fala, mas com o seu exemplo, simples assim.

Se algo que você faz tiver que ser mantido em segredo, melhor não faze-lo.

E que um passo errado pode refletir na minha vida inteira, e para quem acredita, talvez até mais longe que isso.

Não se confunda, o que atrai a inveja dos outros não são seus bens, suas conquistas, seu dinheiro, o que atrai a inveja é esta luz própria, este brilho, que você tem e que ninguém consegue apagar, esta sua mania de fazer aquilo que quer e não viver copiando os outros.

Alguns aprendizados só vem com o tempo, isso se chama maturidade.

A mudança e a morte são as únicas verdades da vida, você não pode fazer nada quanto a isso.

E se você ainda não entendeu, ninguém muda ninguém, você consegue provocar grandes mudanças em você mesmo, e atraves de muita disciplina e força de vontade.

Para mudar, pequenos passos todos os dias são mais eficazes do que grandes passos de vez em quando.

A direção é mais importante que a velocidade, na maioria das vezes, parar e rever o caminho é mais eficaz do que correr a toda velocidade e ter que voltar ao ponto de partida.

As vezes, perguntar para quem já viveu uma experiência e´ mais eficaz que agir rapidamente e ter que refazer tudo, mas isso exige muita humildade, nem todo mundo está disposto a isso.

Da mesma forma, a inteligência é maior que a força, sempre tem um jeito de economizar energia.

Viajar é o melhor investimento que você pode fazer para você e para a sua família, não tente calcular o retorno de investimento de uma viagem, você não tem ideia de como ele voltara em conhecimento, cultura, educação, hoje, isso ficara claro vários anos depois apenas.

As lombadas estão sempre na sombra das arvores, você não vai enxerga-las por mais que preste atenção no caminho. Relaxe dirigindo apenas.

Um afago tem muito mais poder do que qualquer palavra, na grande maioria das vezes.

Você vai ter que escolher entre ser feliz ou estar certo e vai perceber que as pessoas podem ser muito cruéis fazendo coisas só para sua satisfação pessoal, sem pensar nos sentimentos dos outros.

E que isto se chama egoísmo, algo que vai te trazer muitas infelicidades na vida.
O órgão sexual mais importante é o cérebro, diferente do que muitos pensam. E centímetros não e´  a medida do prazer, o resto é coadjuvante.

Você vai descobrir que algumas pessoas , independentemente da idade, sabem perfeitamente o que estão falando ,  mesmo que você leve anos para entender.

O Chico ( Xavier ) por exemplo , nos disse que ao falar devemos garantir que nossas palavras sejam melhores que o nosso silencio.

O Renato Russo, também, quando nos advertiu a “ amar como se não houvesse amanha, pois na realidade não há”

Aplique este conceito agora para as pessoas que ama, amanhã pode ser tarde.

Que a Regina Brett, em uma das suas 45 lições : “ 9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.”
Você vai descobrir que algumas coisas que você aprendeu desde criança, podem não ser verdade, por exemplo, vencer não tem importância alguma para a sua verdadeira felicidade, vencer só serve para desenvolver o seu orgulho e se achar melhor que os outros.

Isso também vai te trazer muitos problemas.

Na maioria das vezes, não existe apenas uma resposta certa, sempre há mais que uma saída.

É acreditar e procurar.

Todo grande campeão, abriu mão de muitas coisas para subir ao pódio,  você vai ter que fazer escolhas difíceis a cada fase da sua vida, não há colheita sem plantio. E , acredite, você vai colher exatamente aquilo que plantou.

Nunca imaginei que iria citar ( positivamente ) Fabio Junior, escrevendo um post , mas neste momento, numa entrevista, ele acaba de comentar seus aprendizados na vida e disse algo que faz muito sentido “ Não economize a sua alma “.

Enfim, depois dos 50 anos, fica muito claro que seria mais fácil se já nascessemos com a tal maturidade, mas ela vem com o tempo, e você só vai acreditar nisso quando a tiver alcançado.
E que venha a outra metade ...

 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vinicola Pizzato e Empório Brunetto – Grande combinação para os amantes do Vinho

O Gran reserva Verve da Pizzato

Uma parte da linha Top da Pizzato

A Organização do Brunetto para a Degustação

Espumante excelente











































































Seguindo a filosofia do Blog, vamos falar de dois protagonistas brasileiros no mundo do vinho.
Hospedado pelo Emporio e Winebar Brunetto, participei nesta semana de uma super agradável noite de degustação de vinhos da Vinícola Pizzato.
Gentilmente apresentando por Jane Pizzato , uma das proprietárias,  viajamos por toda a linha de vinhos da vinícola, seja degustando ou no mínimo, conhecendo detalhes de cada produto.
O inicio de tudo se deu com a chegada ao Brasil, de Antonio Pizzato, imigrante italiano no final do século XIX, que resultou no inicio da produção de uvas finas na região de Bento Gonçalves em 1968.
Em 1999, a família Plinio Pizzato, liderada pelo pai, decide iniciar a fabricação de vinhos no coração da atual D.O.V.V. ( Denominação de Origem Vale dos Vinhedos ).
São duas as regiões produtoras , a primeira na localidade de Santa Lúcia, dentro do Vale, a região dos vinhedos mais antigos, de baixa produção mas  que resultam em vinhos de alta qualidade que evoluem com o tempo.
A segunda, na localidade de Doutor Fausto de Castro, em Dois Lajeados, também na Serra Gaúcha, a 50 kms do vale , portanto fora do seu domínio.
Deste vinhedo, saem os vinhos com o nome da localidade, já esclarecendo para aqueles que chegaram a imaginar que Fausto pudesse ser o nome de um dos proprietários ou uma homenagem ao medico, mago e alquimista alemão, imortalizado pelo poema trágico que o também alemão Goethe levou praticamente a vida toda elaborar.
São vinhos frutados, jovens e de médio corpo.
Os primeiros vinhos demonstrados, como não podia deixar de ser , foram os espumantes, o Fausto de Pizzato Brut, mais leve e frutado e o Pizzato Brut 2010, mais estruturado.
Ambos produzidos pelo método Tradicional ( Champenoise ) com maioria da uva Chardonnay, combinada com Pinot Noir, resultando em excelente qualidade com ótimo custo.
Na família dos espumantes, o destaque fica para o Pizzato Brut Rose, também elaborado pelo método tradicional mas com a proporção inversa de uvas, dominado pela delicada Pinot Noir e complementado pela Chardonnay.
Caminhando para os vinhos brancos, experimentamos o Chardonnay sem passagem por barril, uma tradição da vinícola que agora começa a virar moda mundo a fora. Não tendo a influencia do barril, o frescor e a mineralidade se mantem com o tempo, e o Terroir se expressa de forma natural.
Se a sua preferencia , apesar disso, são para os Chardonnays com amadurecimento em barril, a opção é o Legno Chardonnay Pizzato, feito com uvas selecionadas de parreiras antigas, que trazem complexidade e elegância.
O vinho seguinte foi o precursor da Vinícola, produzido deste a primeira safra  em 1999, uma estreia com uma excelente safra no vale, o Pizzato Merlot Reserva, confirma a grande qualidade desta variedade na região do Vale dos Vinhedos.
Vinho equilibrado, encorpado, outro excelente custo x beneficio.
Entrando na area dos Gran Reservas, degustamos o Verve-Fausto de Pizzato, um blend com 50 % de Cabernet Sauvignon, 30 % de Tannat e 20% de Merlot.
O nome vem do Latim que significa a arte da criatividade, o que foi usado na mistura das uvas para obter o Verve.
Muito encorpado, equilibrado e bom potencial de guarda.
Experimentamos a safra de 2010 que comprova que tem ainda mais alguns anos para atingir o seu apogeu.
Pode ser bebido hoje desde que descanse pelo menos uma hora em decanter.
Excelente opção.
O outro gran reserva da linha, também um blend de Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon, se chama Concentus, nome extraído do latim, que significa harmonia, acordo.
Escolhido pela família já que foi o que tiveram que alcançar entre os membros para definir a proporção ideal das uvas, depois de varios testes, neste primeiro blend.
O final estava reservado para a estrela da vinícola, o Ícone DNA 99, feito pelas melhores e mais antigas uvas do vinhedo de Merlot do Vale , produzido apenas em anos excepcionais.
Até o momento nos anos de 2005, que já virou raridade segundo Jane Pizzato e o 2008 que está no mercado ( mas não mais disponível na Vinícola #ficaadica ). A próxima safra será possivelmente a de 2011 seguida pela 2012, também segundo a proprietária.
O nome DNA, significa  a origem da vinícola e 99 é o ano da fundação.
Um vinho encorpado e de grande tempo de guarda, ideal para os colecionadores.
Um dos melhores do Brasil seguramente.
Jane encerrou a noite convidando a todos para conhecer a vinícola e aproveitar, além das tradicionais visitas e almoços harmonizados, o Dia da Colheita, no período entre Janeiro e Março, onde você poderá colhe-las, pisa-las e conhecer o processo de elaboração dos vinhos, terminando com um excelente almoço.
Também é possível degustar os vinhos harmonizados com vários queijos da região.
Uma visita bem interessante.
E foi isso, uma noite memorável com vinhos de primeira qualidade.
O outro protagonista do post é exatamente o nosso anfitrião, o Empório e Winebar Brunetto.
Se você ainda não conhece, vale a visita.
Recém instalado na Coronel Quirino, 1609 próximo do Regatas no Cambuí, tem uma adega com enorme variedade de vinhos, que você pode levar para casa ou tomar a garrafa ali mesmo, numa área muito agradável sob uma imponente Jabuticabeira, acompanhado por queijos e patês. Se você prefere provar diversas opções por taça,  o Brunetto também tem, graças a moderna Enomatic.
São sempre 8 opções de vinho , servidos em 30, 60 ou 120 ml.
Com uma agenda dinâmica de degustações variadas e eventos criativos com o Vinho e Poesia, você também pode organizar um encontro de amigos , uma confraternização ou uma festa de casamento nas suas dependências.
Mas sem sombra de duvida, o ponto forte do Brunetto é o seu staff, atendimento impecável, amigável  da Monica, Rose, Silvio e Adão, como se você estivesse na sua casa, suportado por um profundo conhecimento sobre vinhos que te deixam seguro na compra.
Imperdível !! #ficaadica.


O Chardonnay sem passagem por barril

D.O.V.V.

No Coração do Vale dos Vinhedos

O Ícone

O reconhecimento cresce a cada ano