sábado, 25 de outubro de 2014

Compras e Vinhos em Paris - Parte 5 - De Madri a Paris Parte XV



 Detalhadas as atrações principais, é hora de falar um pouco de compras, que como toda grande cidade europeia está muito bem servida neste quesito.
A Galeria Lafayette é a mais conhecida e reconhecida da cidade, com duas bases, uma na Boulevard Haussmann e a outra em Montparnasse.
Loja enorme de departamento, que você ( e/ou o seu cônjuge ) vão gastar facilmente um tarde para conhecer.
Dentro, tem diversas opções de comida, o que significa que é possível gastar o dia todo no passeio sem problema.
Na mesma Boulevard Haussmann está a grande concorrente da Lafayette, a Au Printemps, valendo os mesmos comentários anteriores.
Já comentamos em post anterior que a praça de Madeleine é outro ponto de compras que só Paris tem !
Ao seu redor você vai encontrar as melhores lojas de algumas coisas : Doces e Chocolates ( Fauchon ), Trufas ( Maison de la truffe ) e Mostarda ( Maille ), além dos vinhos que vamos comentar logo abaixo.
Outra região, a região acima do Louvre no sentido contrario do rio, também é forrada de lojas de todos os tipos, mais populares e mais sofisticadas, e em especial a Rua Montmartre, concentra as lojas de apetrechos para cozinha profissional.
E para fechar as grandes opções de compra, próximo da Disney, você vai encontrar um outlet bem no padrão americano, mas com preços menos atrativos, chamado La Valle Village. Outra atividade para uma manhã ou tarde, no mínimo.
Falando agora dos vinhos, por onde você andar em Paris, como não podia deixar de ser, você vai encontrar boas lojas de vinhos mas algumas chamam a atenção dos enófilos : a rede Nicolas, por estar  presente em vários endereços, um deles na praça Madeleine, tem muita variedade e vinhos renomados.
A outra, a Lavinia , na Boulevard des Capucines nr 5, próxima também da praça de Madeleine, precisa ser tratada com deferência.
Além da variedade e qualidade dos rótulos do mundo todo, possui varias maquinas Enomatic onde você pode degustar os grandes ícones franceses como Halt-Brion, Margaux, Rotchild e Cheval Blanc.
Por, mesmo que salgados, 35 Euros você pode experimentar 30 ml destes ícones mundiais e matar a curiosidade.
O ícone latino americano chileno Almaviva, você experimenta por 15 euros.
Agora A loja de vinhos de Paris com A maiúsculo, é na verdade a seção de vinhos da Galeria Lafayette da Hausmann, uma atração que nenhum enófilo pode abrir mão, lá você vai encontrar todos os ícones franceses ( e italianos e espanhóis também ) em suas diversas safras.
Ficou claro ?
Não é o caso de ter uma ou outra safra, lá tem quase todas, você pode escolher qual safra você vai levar no dia.
É outra dimensão de loja.
As do  ChateauYquem, por exemplo, o vinho doce mais famoso e caro do mundo, fica bem no meio do salão e você pode conferir a variação das cores do amarelo para o tijolo conforme as safras vão envelhecendo. Um espetáculo a parte.
E é isso, Paris, uma cidade de muitas emoções que pode ser revisitada infinitamente, que sempre ira trazer um novo prazer e uma nova descoberta.
Espero que tenham gostado !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário