domingo, 7 de agosto de 2016

A polemica dos Pokemons - Uma visão neutra

Nesta semana fomos invadidos por uma febre, de um dia para o outro, começamos a ver dezenas de pessoas, das mais variadas idades,  saírem para as ruas com o celular na mão, caminhando e procurando alguma coisa.
Isso bastou para que todo tipo de julgamento começasse a ser divulgado pelas mídias sociais e na verdade, isso me chamou mais a atenção do que a nova moda em si.
Me parece nosso instinto natural ( ou seria a nossa educação ? ) emitir julgamentos para defender o nosso ponto de vista, numa reação rápida e emocional, querendo justificar que o lado que escolhemos é o correto. Que estamos ( sempre ) certos.
Vou me ater ao cenário do Brasil, onde passamos por um exemplo deste tipo com a politica, você esta do lado dos coxinhas ou dos socialistas com apartamento em Paris ?
Deu para perceber que o problema está em você ter que escolher um dos lados ? Não existe a possibilidade de você concordar com a prisão de todos os políticos corruptos mas também achar que alguns programas sociais implementados nos últimos anos foram um avanço fundamental para o Brasil.
Ficamos com o que da menos trabalho, o sim ou o não, o a favor ou contra, a decisão binaria 0 ou 1.
Mas será que isso não é preguiça mental em ter que analisar mais a fundo cada um dos temas e entrar num mundo analógico onde entre o 0 e o 1 tem uma infinita variedade de opções, como nos prova a matemática, a mesma que criou o mundo digital ?
Isso é muito mais rico, mais profundo e exige mais trabalho, mais cultura, mais inteligência.
Este é o ponto na nova discussão dos Pokemons.
Os praticantes não precisam defender que tudo é perfeito neste novo entretenimento, nem os críticos precisam provar que tudo é alienação.
Existe o meio do caminho, a riqueza da diversidade.
Mas antes de concluirmos sobre isso, outro tema me chamou a atenção, pessoas fazendo criticas do alto dos seus conhecimentos sem ao menos ter baixado o aplicativa no seu celular ( talvez ate sem saber que isso é um aplicativo ).
Fazendo longas teses sem ter visto a tela do celular com um Pokemon aguardando para ser caçado.
Se limitam a criticar as pessoas simplesmente porque estão saindo na rua com o celular na mão fazendo algum sem dar satisfação para ninguém.
Será que não é necessária a vivencia ?
É possível você entender  a fundo o comportamento de  50 mil pessoas indo a um estádio assistir um jogo de futebol sem ter tido a experiência de ver ao vivo a comemoração de um gol ou de uma vitória do seu time do coração ?
É possível criticar alguém que passa o final de semana inteiro dentro de casa, assistindo a serie completa de Game of Thrones ou Lost ( ou de qualquer outra serie do Netflix que te passou pela cabeça agora ), sem ter assistido pelo menos um episodio ?
É possível você julgar aqueles que param tudo que estão fazendo as 19 horas para sentar em frente a televisão e assistir o episodio da sua novela preferida, sem ter tido a experiência de viver sozinho e solitario e saber que a novela funciona como uma viagem para um mundo que não se tem mais acesso ?
Vale o mesmo para a Saga dos Pokemons, antes de se posicionar, experimente !
E ai sim você vai poder listar seus argumentos, sem a necessidade de chegar no certo ou no errado.
Eu fiz isso, e descobri algumas coisas interessantes mas também alguns problemas sérios.
E nem por isso preciso estar obrigatoriamente de um lado ou do outro da questão , estou nos dois lados.
Aprendi que caminhando 5 quadras com o aplicativo ( Pokemon Go, grátis ), vi mais esculturas, grafites e obras culturais ao meu arredor do que jamais veria a minha vida toda sem ele.
Isso te parece positivo ? A mim, achei sensacional.
Também, me despertou um prazer que tenho desde criança, o de colecionar, adoro !
Ter o desafio de conseguir completar uma pagina ou um álbuns inteiro, encontrar aquela figurinha rara, sempre me trouxe felicidade. Você detesta colecionar coisas ? Acha isso perda de tempo ? Eu entendo perfeitamente e respeito, mas não tira um minuto do prazer que eu tenho em encontrar uma moeda de 1 real com o desenho do Judô ao invés de ter aquela desgastada cara de mulher e saber que poucas destas moedas foram produzidas e daqui a 10 anos, vão ter menos ainda.
Não importa quem esta certo ou quem esta errado, o que importa é que eu fico feliz fazendo isso e provavelmente você fica feliz indo ao show do Djavan e que cada um de nos fique feliz com o que gosta.
Esta á a resposta certa.
Voltando ao jogo, você percebeu que aquelas crianças que ficavam horas na frente do computador jogando vídeo game agora estão caminhando, sem fazer isso por que tem que emagrecer ?
Sim, para jogar pokemon ( do jeito certo ) você vai precisar fazer um pouco de exercício.
E mudando de lado, as pessoas param de repente na calçada ( ou no carro, se estiver jogando contra a indicação do fabricante ) quando aparece na tela um Pokemon, podendo causar um tropeço, um esbarrão ou uma queda em alguém.
Sim, isso pode acontecer.
Que as pessoas ficam tão entretidas caminhando e jogando, que não vão ver um ladrão se aproximando para roupar seu celular ou a sua bolsa ou carteira ?
Isso também acontece.
Não vou falar em risco que ser atropelado, atravessando a rua sem olhar, pois hoje não precisa de Pokemon para isso, basta o Whatsapp.
Enfim, concluindo, se você conseguiu chegar até o final do texto sem mudar para o Whatsapp ou ligado a TV, como tudo na vida, o novíssimo Pokemon Go tem prós e contras e a minha tese é que cada um é livre e inteligente o suficiente para escolher entre as qualidades e defeitos para decidir se joga-lo lhe trará felicidade ou não, ou se vai jogar de vez em quando.
Não precisa ser contra ou a favor, você precisa é ter uma visão completa do aplicativo.
Você quer saber se vou continuar a jogar ? Ainda é cedo para eu decidir , vou tentar mais algumas vezes, vou aprender mais algumas regras, por exemplo de como usar os enormes estádios virtuais que aparecem por toda a cidade, vou descobrir outros defeitos e ai eu decido.
Não preciso concluir meu ponto de vista agora !
Sou analógico e não digital, consigo conviver com a realidade de que as vezes estou certo e as vezes estou errado, não preciso ser o Gerson, na sua infeliz aparição na TV dizendo que é preciso tirar vantagem de tudo, Certo ! Ou Certo ?

Bom domingo !