sábado, 2 de agosto de 2014

Paris, a cidade luz Parte III - De Madri a Paris Parte XIII

Paris e suas pontes
 Seguindo o eixo Louvre – Arco do Triunfo, você vai caminhar pela charmosa Champs Elysee, atravessar seus jardins, avistar o Grand Palais, o palácio de exposições da cidade, passar por inúmeras lojas de grife, hotéis e cafés famosos até chegar na rotatória do Arco do Triunfo.
Champs Elysee e Arco do Triunfo
Do Arco do Triunfo um novo eixo se forma para chegar na Torre Eiffel, construída para a Exposição Universal de 1889, tem 320 metros de altura e foi projetada por Gustave Eiffel como um monumento temporário, acredite se quiser !!
Sofreu duras criticas dos guardiões da estética da cidade do século XIX.
Até 1931, foi o prédio mais alto do mundo até que o Empire State foi inaugurado em Nova York.
Na torre vale a subida em pelo menos um dos patamares acessados por elevador ( e lotado de turistas ) e também se programar para vê-la ao anoitecer já que é toda iluminada e de hora em hora tem um show de efeitos luminotécnicos.
Você vai ter muito o que caminhar no eixo da torre, vários jardins impecáveis, lotados de turistas o ano todo, guardado de um lado pelo Palais de Chaillot e pelo Hospital dos Invadidos na outra extremidade, encomendado por Luis XIV em 1671 para abrigar os veteranos de guerra feridos e sem família. Foi concluido em 1676.

Continuando a caminhada, agora voltando na direção da Ile de la cité, na margem oposta ao museu do Louvre, você vai entrar na região destinada aos poetas, filósofos e artistas da época.
É nesta região que o passeio imperdível é simplesmente escolher um dos charmosos cafés, sentar na área externa, pedir um croissant, descansar vendo o movimento da cidade e colocar a conversa em dia. Simples assim e voce vai ter a companhia de boa parte dos parisienses neste passeio.
As principais atrações são o Museu d´Orsay, o Panteon , o Palácio de Luxemburgo e o prédio da Universidade de Sorbone.
Não se engane, entre estes prédios, você poderá avistar dezenas de outros prédios, cafés, restaurantes e atrações que permitem que você gaste um dia apenas caminhando neste região.
Adicionar legenda
Como você deve ter percebido, fazendo este roteiro , a partir da Catedral de Notre Dame, no sentido anti-horário você terá visitado as grandes atrações de Paris, mas seguramente isto não poderá ser feito em apenas um dia.
Com os ônibus de dois andares você até poderá percorrer o trajeto mas verá as atrações de uma forma muito superficial e vai perder o charme da cidade, que são cada detalhe.
O mínimo aceitável, dada a grandeza das atrações, é você dedicar 3 dias para este roteiro e faze-lo a pé, conhecendo tudo palmo a palmo.
Palais de Chaillot
A sugestão também é incluir o trajeto da Torre Eiffel ao Louvre ou Catedral de Notre Dame pela margem do Sena a pé, já que existe uma via que acompanha a margem para pedestres e bicicletas, você verá todas as pontes em detalhe e terá um novo ângulo da cidade.
Em uma das pontes, vai estar a famosa ponte dos cadeados, onde os enamorados deixam registrados o seu amor e compromisso num cadeado gravado com o nome do casal. Você vai encontrar este costume em varias outras cidades da Europa.
No próximo post, vamos falar das atrações mais distantes do centro , dos locais para compras e das lojas de vinho da cidade, aguarde...


Os Cafés parisienses