sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Buenos Aires é uma capital europeia na America Latina ? Parte III


Zoológico

Café na Estación Retiro





































No post anterior, estávamos falando da Plaza San Martin e seu ponto alto, a Torre de los ingleses, uma torre de tijolos vermelhos com um relógio presenteado a Buenos Aires pela comunidade inglesa em 1916.
Bem a sua frente, fica a Estacion Retiro, de 1915, uma das maiores estações do mundo naquela época.
Construída pelos ingleses, liga Buenos Aires de trem a Mitre e Belgrano, assim como a Tigre que falaremos mais a frente.
Se você assistiu aos filmes de Harry Potter, vai observar que a cena dos estudantes mergulhando na plataforma para pegar o trem para Hogwarts poderia ter sido filmado lá, tranquilamente.
Na entrada observe os cafés construídos na época da inauguração.
Visitando estas duas regiões, uma grande opção para almoço ou jantar, e’ o conhecido Porto Madero, bem próximo da Casa Rosada, uma antiga região portuáriq que foi transformada em região comercial, em especial restaurantes e escritórios.
São muitas opções de comida, para todos os gostos e todos os bolsos.
Em especial para quem gosta do estilo Rodizio onde a quantidade é um fator relevante, dois restaurantes nesta área com preço fixo, entre 80 a 95 pesos por pessoa, dependendo do dia da semana, chamados Brasas Argentinas e Madero.
Farta mesa de salada e varias opções de churrasco, nos cortes argentinos.
A noticia boa é a carta de vinho, varias opções a preços justos.
Gostamos mais do restaurante Madero.
Visitados estas regiões bem centrais, ainda faltam pelo menos mais quatro, duas de cada lado do centro.
A direita, reserve um bom tempo para visitar a Recoleta, se possível num final de semana, quando a praça fica lotada de barracas de artesanato e bandas de musica ocupam, cada uma seu espaço ,sem atrapalhar uma a outra.
Ao seu redor, vai encontrar, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, o Famoso Hotel Alvear, A Biblioteca Nacional, o Museu de Bellas Artes, o Palais de Glace e principalmente o Cemitério de la Recoleta, um labirinto de lapides que são quase uma moradia, onde você vai poder encontrar quase todos os donos dos nomes de rua da Capital, ou seja, muitas figuras influentes, entre políticos, militares, famílias influentes estão enterrados , em lapides sofisticadas.
Evita também está lá, seu tumulo pode ser visitado, a esquerda da entrada principal do cemitério.
Bem atrás, o Shopping Recoleta, na rua Vicente Lopez, pequeno mas bem completo, uma opção de compra quando estiver na área. Outra opção de parada é em outro café famoso, o Café La Biela, existe desde 1850, mas ficou famoso a partir de 1950 quando os pilotos de carros de corrida se reuniam lá para celebrar as provas vencidas.
Para uma refeição, ao lado da praça Recoleta, com entrada pela lateral da igreja tem um grande mezanino com lojas e também, vários restaurantes, experimentamos o Primavila, altamente recomendável, vinho por taça, comida de primeira grandeza.
A parte das atrações, a Recoleta é um bairro aristocrático, merece ser visitado apenas por isso.
Caminhe pelas ruas do bairro, veja sua arquitetura, suas arvores, é um bairro com identidade própria.
Vai seguramente observar também a grande quantidade de cachorros que habitam o bairro e conhecer os passeadores profissionais que saem diariamente com 15 ou 20 cachorros para caminhar nos parques.
Conclusão, cuidado ao caminhar pois a pratica de coletar fezes no passeio não é assim tão difundida.
Vizinho a Recoleta, fica o bairro de Palermo, facilmente acessível de Subte.
Descendo na estação Plaza Italia, você via estar na porta do Parque 3 de Febrero e também da primeira atração do bairro, o Zoológico de Buenos Aires.
Construído em 1888 foi um dos primeiros a ambientar os animais com os seus locais de origem, sem jaulas.
Prédios enormes abrigam os principais animais.
Hoje com cerca de 2500 animais é uma atração obrigatória para quem viaja com crianças.
Aproveitando o tema, a 60 Kms de Buenos Aires em Lujan, tem outro zoológico e neste alguns animais ( grandes ) estão soltos e uma aproximação é totalmente possível.
O acesso é que é mais complicado, o melhor é contratar um motorista para te levar e trazer.
Voltando ao parque de Palermo, dentro, você vai encontrar um Jardim Botânico, um Jardim Japonês, e o Hipódromo, todos bem característicos.
A região também é muito rica em museus, o da Evita, e de ciências naturais, e de Arte, popular e artes plásticas, mas a atração principal fica para o MALBA, Museu de arte latino-americana, que como brasileiro não posso deixar de destacar o quadro de Abaporu da Tarsila do Amaral.
O que ele esta fazendo lá não me pergunte, preferia ve-lo no MASP, mas merece ser visitado.

Outra artista importante é o argentino Antonio Berni, famoso pelos retratos da classe operaria.

Continua ...


Abaporu

Jardim Japones em Palermo



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Buenos Aires é uma capital europeia na America Latina ? Parte II

Casa Rosada

Teatro Colon a noite

Shopping Galeria Pacifico











































O inicio natural para o primeiro dia da viagem a Buenos aires é, sem duvida, caminhar pelo Centro de Buenos Aires.
Como chegar, depende de você, Buenos Aires tem uma boa rede de metro, chamado de Subte pelos argentinos, mas os taxis também são uma ótima opção, tem em abundancia, você vera centenas de carros preto e amarelo por lá, e tem um custo acessível, claro considerando que o seu hotel fica em um dos bairros ao redor do centro.
Você pode começar pela Avenida 9 de Julho, aquela famosa, muito larga, talvez a mais larga do mundo.
Neste momento estão construindo um corredor de ônibus bem nas pistas centrais, então não é uma região fácil de caminhar até que a obra seja concluída.
Começando por ela, o local a ser visitado é o tradicional Teatro Colón, no meio da avenida, construído a partir de 1880 e inaugurado em 1908, com nada mais , nada menos que uma montagem da opera Aida de Verdi.
É sem duvida a principal atração cultural da cidade.
Se quiser também, pode ir direto a Plaza de Mayo, que é a frontal a Casa Rosada, área de grandes manifestações ao longo da historia da Argentina e é ainda hoje inclusive, nas quintas-feiras com a concentração das Mães de Maio que reclamam pelos seus filhos que desapareceram  na época da Ditadura.
Só nesta praça, você tem atrações em todas as direções, pode visitar a própria Casa Rosada, se for um Domingo, pode e deve visitar o Cabildo, no lado oposto a Casa Rosada, sede do governo espanhol em 1800, a primeira prisão de Buenos Aires e de onde partiram as ideias de independência do pais.
Ainda ao redor da praça, os prédios do Palacio do Governo, onde fica sediada a Prefeitura da cidade, o Prédio da Legislatura, a Catedral Metropolitana, o Banco de la Nacion, o Ministério da Economia, enfim grande parte das decisões do pais são tomadas nesta praça. Quando estiver cansado, o lugar para uma parada e’ subindo a Avenida de Mayo até o numero 829, onde fica o Café Tortoni, inaugurado em 1858 e seguramente o café mais imponente da cidade e que guarda muita historia de poetas, artistas e escritores que o frequentaram.
Se prepare para enfrentar uma fila de espera, já que tanto os turistas quanto os habitantes da cidade disputam o lugar.
Continuando por esta avenida, você vai encontrar a Avenida 9 de Julho que já falamos, e se continuar subindo vai chegar no prédio do Congresso.
Se preferir, após a parada para o café, investir em compras no final do dia, é só voltar um pouco e pegar a famosíssima Rua Florida, a rua do comercio central, mencionada e cantada em muitas oportunidades.
Se prepare para caminhar por ela, pois ela liga a região do centro com a Plaza San Martin.
No meio do caminho o famoso Shopping  Galerias Pacifico, um prédio preservado, construído em 1890 que se transformou em Shopping.
Mesmo que você não gostei deles, neste você precisa entrar, para ver a sua arquitetura e sua cúpula pintada por artistas argentinos. Uma verdadeira obra de arte.
A Plaza San Martin é outra praça cheia de atrações.
Tem o Circulo Militar, Mansão da família Paz, construída entre 1902 e 1914, foi inspirado nos castelos do Vale do Loire na França e hoje pertence a sociedade dos oficiais reformados.
O Palacio Hedo, palácio neoclássico, residência da família que lhe da o nome, também está sendo reformado externamente.
O Palacio San Martin, residência da família Anchorena, palco de cerimonias oficiais até os dias de hoje.
O Centro Naval também na Calle Florida, construído em 1914, destaque especial para as suas portas de entrada.
Contrastando com os prédios mais antigos, a praça acolhe o Edifício Kavanagh, obra modernista de 1930, com 120 m chegou a ser o edifício mais alto da América do Sul.
Finalmente, o ponto alto da praça, a Torre de los ingleses, uma torre de tijolos vermelhos com um relógio presenteado a Buenos Aires pela comunidade inglesa em 1916.
Bem na frente, fica a Estacion Retiro, de 1915, uma das maiores estações do mundo naquela época.

Continua ...

Cabildo

Torre dos Ingleses

Ao redor da Plaza de Mayo



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Buenos Aires , é uma capital europeia na America Latina ?

Plaza de Mayo e Casa Rosada

Teto da Galeria Pacifico

Grandes Monumentos a volta toda





































Escolher um novo destino para escrever é sempre muito difícil.
As opções são muitas e vários critérios podem ser aplicados.
Tenho usado o critério de falar primeiro sobre os destinos menos comuns aos brasileiros quando saem do pais, mas hoje vou furar esta regra e falar, segundo pesquisas , do primeiro destino de 90 % dos brasileiros que saem do país pela primeira vez.
Ou seja, vou falar de Buenos Aires, capital da Argentina, correndo o risco de não ter grandes novidades para muitas pessoas mas por outro lado , pode ser exatamente o que você, que vai viajar para fora pela primeira vez, está procurando neste momento.
Espero que gostem.
De cara, gostaria de responder a pergunta que coloquei no titulo desta serie de Posts.
Sim, Buenos Aires tem muitas características das cidades europeias, claro que pela herança dos seus colonizadores e imigrantes.
Para quem não foi a Europa, vai sim, ter uma boa noção de como são algumas das cidades europeias.
Paris em alguns momentos, com os seus cafés espalhados pela cidade.
Madri e Barcelona em outros, com a sua arquitetura e assim por diante.
É uma combinação de detalhes das cidades europeias, mas com o tempero argentino.
Facilmente reconhecido.
Estando na Argentina, o que se percebe logo no primeiro momento é o nacionalismo muito mais presente nas ruas , nas pessoas, do que temos no Brasil.
A diferença é gritante.
Escrevo este post num momento que o Brasil talvez tenha atingido seu melhor ponto de cidadania, com manifestações espontâneas ocorrendo por todas as cidades. Nas vésperas do dia 7 de Setembro onde outra grande manifestação é esperada.
Mas mesmo assim, a Argentina ganha do Brasil neste quesito por larga vantagem.
Só estudar a sua história, e mais fácil ainda, assistir aos noticiários que logo você vai ouvir falar de uma manifestação na frente da Casa Rosada.
Alias, os arredores da sede do governo, são muito bem protegidos, por barreiras metálicas, que a policia pode montar rapidamente em caso de necessidade. Temos muito o que aprender com eles.
É preciso dizer contudo que para o turista, Buenos Aires, acredito eu, que pela atual situação econômica, em função do aumento constante da inflação e da grande diferença entre o dólar oficial e o paralelo, não será um exemplo de limpeza e organização.
Neste quesito a comparação com a Europa fica muito prejudicada, infelizmente.
Para a visita, as opções são muitas.
Cada bairro tem a sua característica, suas atrações e a sua historia.
A dica é, dependendo do tempo que você tem, visitar um ou dois bairros por dia.
Seguir uma sequencia de atrações sem observar a região, vai tomar muito tempo de trajeto, seja de carro, taxi, metro ou trem.
Da esquerda do mapa para a direita, La Boca, San Telmo, Centro, Puerto Madero,  Congresso, Retiro, Recoleta e Palermo precisam ser visitados, se quiser ver as principais atrações.
Mas não só estes, tem muitas outras atrações, fora do centro da cidade,  vamos por partes. 

Um post de cada vez ...

Continua ...

Murais Urbanos

Grandes Lojas de Vinho remetendo a Mendoza

Arquitetura Europeia, neste caso na cidade de Tigre